7.4.07

Registros

Os jornais de Cabo Frio noticiaram assim, em suas versões digitais, o resultado do concurso:

1) Jornal Primeira Hora, 28/03/2007 (http://www.jornalprimeirahora.com.br/cabofrio/noticias.asp?idn=11343)

Prefeitura divulga vencedores
do Prêmio Teixeira e Souza de Literatura

Em uma solenidade realizada na noite da última segunda-feira, dia 26, foram divulgados os ganhadores do Prêmio Teixeira e Souza de Literatura nas categorias conto, poesia e dramaturgia.
Ao todo, foram 498 trabalhos inscritos vindos de 17 estados brasileiros e um do exterior. As três cidades brasileiras que apresentaram maior número de inscrições foram Cabo Frio (131), São Paulo (37) e Rio de Janeiro (31).
A premiação foi assistida por cerca de 300 pessoas no Teatro Municipal, que aplaudiram Aguinaldo Araújo e Cicínio Francisco, que ficaram respectivamente com o 1º e 2º lugar na categoria conto. Antes da cerimônia de entrega, ocorreu a apresentação do esquete O Pescador de Pérolas, de César Valentim. (...)
Fotógrafo nos últimos anos, Aguinaldo se formou em ciências sociais pela UFRJ e acabou virando escritor (...): - Queria falar da crise que estamos passando no meio ambiente e que no futuro os problemas serão ainda maiores. Tinha os personagens na cabeça, pesquisei na Internet sobre o autor e conheci textos como o Filho do Pescador. Escolhi este e adaptei minha estória, que ficou ambientalizada em 100 anos no futuro. Há uma memória a ser preservada e é bom que a Prefeitura faça mais concursos como este para estimular a produção literária. (...)


2) Jornal de Sábado, Lucas Müller - 30/03/2007 11:43:00 - http://www.redelitoral.com.br/jornaldesabado/detalhenoticia.asp?noticiaid=4315

Nenhum cabofriense vence no Prêmio de Literatura de Cabo Frio
Apesar de o Prêmio Nacional de Literatura Teixeira e Souza ser realizado na cidade de Cabo Frio, e ter recebido de seus conterrâneos o maior número de inscrições, com 131 trabalhos, nenhum cabofriense foi agraciado com um lugar no pódio nas três categorias – Poesia, Conto, e Dramaturgia. Ao todo foram inscritos 498 de 17 estados brasileiros e Portugal. Depois de Cabo Frio, o maior número de obras vieram das capitais São Paulo, com 37, e Rio de Janeiro, com 31 trabalhos.
O concurso premiava ao todo R$ 15 mil nos três primeiros lugares de Poesia e Conto, e um prêmio único para Dramaturgia. Os vencedores foram: > Poesia: 1º - “Entrega” por Domingos Freire, de Ilhavo – Portugal; 2º - “Tarefa” por Sérgio Bernardo, de Nova Friburgo (RJ); e 3º - Mosaico Português de Leitura” por José Carlos Peres, de Avaré (SP). > 1º - “O Filho do Pescador da Ilha de Cabo Quente” por Aguinaldo Araújo, do Rio de Janeiro (RJ); 2º - “Tereza Morena” por Cicínio Mota, de Arraial do Cabo (RJ); e 3º - “Com Xico e Manoel” por Famando Baggio, de Porto Alegre (RS). > Dramaturgia: “Flor de Maio” por Alair Alves, do Rio de Janeiro (RJ). Segundo informou Milton Alencar, secretário de Cultura, os interessados em lerem as obras vencedoras deste ano devem ir ao Charitas (Av. Assunção, nº 855, Centro) e lê-las no local. “Para o ano que vem estamos programando em juntar todas obras do cabofriense Teixeira e Souza e lançá-las em uma coletânea, e uma outra com os vencedores de 2005 e deste ano”, acrescentou o secretário. Por ser bienal, o próximo prêmio de literatura será realizado apenas em 2009.