7.4.07

Prefácio

Ou, Proêmio, ao modo de então...

O conto “O Filho do Pescador da Ilha de Cabo Quente”, que aqui se publica, foi o vencedor, entre 165 concorrentes, da categoria Contos do Concurso Literário Teixeira e Souza 2007, promovido pela Secretaria de Cultura de Cabo Frio, estado do Rio de Janeiro, Brasil.
O prêmio tem como patrono o escritor Antônio Gonçalves Teixeira e Souza, nascido em Cabo Frio, filho de um negociante português branco e uma brasileira negra, e autor de “O Filho do Pescador”, o primeiro romance publicado no Brasil, em 1843, como livro e, mais tarde, já na 4a edição, como folhetim, na revista A Marmota Fluminense, sempre editado por Paula Brito, mulato como ele.
Em homenagem a Teixeira e Souza, nascido a 28 de março de 1812, a Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria de Cultura, promove anualmente, no mês de março, junto às comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, a Semana Teixeira e Souza, que inclui, a cada dois anos, o Concurso Literário.
O conto premiado trata de relações humanas, as mais básicas, que parecem do passado, mas, presentes no presente, projetam nosso futuro...

Com vocês, “O Filho do Pescador da Ilha de Cabo Quente”...